16 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Arnica brasileira

Nome Popular: ARNICA BRASILEIRA

Nome Científico: Solidago chilensis Meyen 

 

Descrição

Arnica é um gênero de aproximadamente 30 espécies de plantas perenes, herbáceas, que pertencem à família das Asteráceas. A Arnica Brasileira é um arbusto geralmente com um único caule ereto que pode alcançar até 2 metros de altura. Suas flores são amarelas, pequenas, de cheiro agradável. É encontrada naturalmente nos cerrados de altitude com solos rochosos e com pouca umidade.

Propriedades Medicinais

É descrita como analgésica, anti-inflamatória, antirreumática, antimicrobiana, cicatrizante. Indicada para dores reumáticas, contusões, coceiras (picadas de insetos), lesões na pele. A Arnica Brasileira não é recomendada como chá, pois é tóxica ao fígado.

Curiosidades

O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas. A arnica-brasileira ou arnica-falsa foi encontrada pela primeira vez pelos colonos imigrantes italianos em Minas Gerais, no século XVIII. Semelhante a arnica europeia (Arnica montana), que era usada como chá desde a idade Média, os colonos passaram a usá-la com o mesmo propósito. No Brasil, a proliferação desta planta é muito rápida e invasora, sendo até considerada como erva daninha, pois inibe a germinação de sementes de outras plantas.

Como utilizar

A parte utilizada são as flores para aplicações externas. Após coletar as flores e lava-las em água corrente, secar (pode ser armazenada). Ferver meio litro de água e adicionar cerca de duas a três colheres de chá das flores, desligue e deixe descansar por uns 10 minutos. Coar e aplicar com uma gaze estéril sobre a pele. Nas farmácias de manipulação e produtos naturais é encontrada na forma de pomada. 

Ciclo de vida

Perene, de dois a três anos.

Propagação

Mudas e sementes.

Cultivo

Sol pleno e alta unidade.