17 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Poejo

Nome popular: POEJO 

Nome científico: Menthapulegium

 

Descrição

Originária da Europa e Ásia Ocidental, recebeu o nome de Poejo, por sua reputação de afastar as pulgas, em latim, pulex. Erva da família das Labiadas, é uma planta rasteira e herbácea, com folhas miúdas, delicadas e possuem sabor de hortelã, pois trata-se de uma erva da família das menthas. As flores são reunidas em forma de espiga arroxeadas, brancas ou lilases que surgem a partir da metade superior dos ramos.

Propriedades Medicinais

Amebicida, digestivo, estimulante, tônico estomacal, sudorífera, repelente de insetos.

Curiosidades

Alguns povos da antiguidade utilizavam a planta em cerimônias religiosas para espantar maus espíritos. Na antiguidade era utilizado pelos gregos para purificar águas poluídas. O Poejo quando fervido juntamente com manjericão e 1 sabonete, vira um creme que quando usado sobre o corpo funciona como repelente de insetos, muito utilizado por pescadores e acampados.

Como utilizar

Como chá através da infusão das folhas. Ferver meio litro de água e colocar duas colheres de sopa de folhas frescas, deixar ferver por uns 3 minutos, desligar e deixar abafado mais uns 5 minutos. Coar e tomar, quente ou frio. O chá pode ser usado para bochechos em caso de infecções na boca.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Mudas.

Cultivo

Sombra parcial e alta umidade.