17 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Stevia

Nome popular: STEVIA

Nome científico: Stevia rebaudiana

 

Descrição

Originária da América do Sul, da Serra do Amambaí, na fronteira do Brasil com o Paraguai, pertencente à família Arastaceae, as folhas são verdes e seu principal uso é como substituto do açúcar.

Propriedades Medicinais

Adoçante natural, por não ter sacarose em sua composição, é indicada como produto dietético. Além disso, possui propriedades que ajudam na absorção de gorduras e é considerada um antibiótico natural. Utilizada na indústria alimentícia (panificação, em cereais, iogurtes, sorvetes, refrigerantes).

Curiosidades

Na linguagem guarani é chamada de “caahee”, que significa “erva doce”. Os índios utilizam as folhas como adoçante, como guloseima, mastigando, e para tratar doenças do estômago. Em 1952, cientistas viram que stévia é o produto natural mais doce encontrado até hoje. Ela possui um poder de adoçar (dulçor) até 300 vezes maior que o do açúcar (sacarose). A substância “doce” são glicosídeos de esteviol que são extraídos e purificados para comercialização.

Como utilizar

Adoçante natural, já comercializado e utilizado diretamente em alimentos, bebidas, etc. Pode ser preparado em casa: ferva meio litro de água, coloque duas colheres de sopa de folhas de stevia, frescas ou desidratadas, deixe ferver um minuto, desligue e abafe uns 10 minutos (se quiser mais concentrado adicione mais folhas). Coar e usar diretamente como adoçante. Pode ser congelado em pequenos cubos para uso posterior (como líquido deteriora em poucos dias).

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Sementes e estaquia.

Cultivo

Sol pleno e alta umidade.