quem somos

O Espaço Interativo de Ciências (EIC) faz parte do projeto de pesquisa, inovação e difusão do conhecimento chamado “Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármaco” (CIBFar), um dos projetos CEPIDs, apoiados pela FAPESP. Participam do CIBFar cerca de 23 professores/pesquisadores das  seguintes Instituições: Instituto de Física de São Carlos (Instituição sede), e Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, ambas da Universidade de São Paulo); Instituto de Química da UNICAMP; Instituto de Química da UNESP-Araraquara; Departamento de Química da UFSCar-São Carlos e Departamento de Farmacologia da UNIFESP. O EIC está instalado em um prédio histórico, no centro da cidade de São Carlos, SP, onde existem salas temáticas internamente e um Jardim Medicinal na área externa, e abriga uma equipe inteiramente dedicada à educação e à divulgação científica.

visitas

O espaço fica aberto diariamente aos visitantes espontâneos, atendendo ao público em geral e também visitas agendadas por escolas de todos os níveis. A visitação é acompanhada por monitores capacitados pela equipe do EIC e os visitantes são estimulados a interagir (jogar, tocar, manipular) com os materiais e/ou experimentos expostos.

cursos e oficinas

O espaço conta ainda com laboratório e salas informatizadas onde são ministrados cursos e oficinas para alunos e professores do ensino básico da cidade e região, além de um Clube de Ciências voltado aos alunos das escolas públicas da cidade, que funciona desde 2007.

jardim medicinal(JM)

O JM é composto de canteiros externos, entre o EIC e o Centro de Difusão Científica e Cultural USP/SC, contendo algumas plantas medicinais populares, cujo objetivo é divulgar as potencialidades das plantas medicinais e incentivar o seu uso de maneira responsável e informada. Cada planta tem uma placa de identificação que resume suas propriedades medicinais, um “QR Code” que leva ao site do EIC, com mais informações sobre elas. Recentemente, foi acrescentado às placas de identificação recursos de acessibilidade para deficientes auditivos e visuais: identificação em Braille e QR codes que levam a audiodescrição e vídeo em libras. Pesquisadores brasileiros, e de outros países, têm investigado plantas, utilizadas popularmente para diferentes aplicações, com o objetivo de extrair substâncias nelas contidas, chamadas de “princípios ativos”. Após isolar o princípio ativo, conhecer sua estrutura química, será testada sua vários tipos de doenças, a substância química e depois produzi-las em laboratório, isto é, sintetizá-las. O CIBFar é um centro de pesquisa com foco na descoberta de novos compostos que possam ser utilizados como futuros medicamentos para doenças negligenciadas, câncer, microrganismos patogênicos, doenças virais e doenças degenerativas.

recursos educacionais

Desenvolvemos e disponibilizamos recursos físicos e midiáticos de fenômenos a níveis moleculares que visam um aprendizado imersivo e criativo. Outra ação desenvolvida pela equipe é a produção de diferentes tipos de materiais educacionais, que vem ocorrendo desde o ano 2000, quando parte da equipe dos atuais pesquisadores, tiveram outros projetos apoiados pela FAPESP, CNPq, CAPES, FINEP. A equipe do EIC desenvolveu e avaliou um número considerável de recursos didático-pedagógicos que são utilizados na educação em ciências, tanto no ensino básico, como no superior. Estes recursos são planejados, discutidos e produzidos pela equipe, sendo posteriormente avaliados quanto às suas utilizações nos diferentes níveis de ensino, além de jogos, vídeos e mídias que ficam disponíveis para download gratuitamente aqui no portal do EIC.

Recursos Digitais

Recursos midiáticos educativos como games e mídias interativas, com diferentes temáticas, que possibilitam um aprendizado estimulante, imersivo e criativo. Todos disponíveis gratuitamente na web e alguns em loja de aplicativos para dispositivos móveis (tablets, celulares). Os temas abordados estão relacionados com as pesquisas desenvolvidas pelos cientistas do CIBFar. Estes aplicativos auxiliam professores a ensinarem e estudantes a entenderem diferentes temas tanto relacionados a doenças, como os relacionados à biologia molecular e biotecnologia.

Clube de ciências

É um projeto destinado a estudantes do Ensino Fundamental II (oitavo e nono anos) e séries iniciais do Ensino Médio das escolas públicas de São Carlos, que foi iniciado em 2007. As inscrições ocorrem após uma equipe do EIC visitar escolas, durante o mês de março, explicando como são conduzidas as atividades, que ocorrem tanto no prédio do EIC, como no do CDCC. Os alunos interessados se inscrevem e após um processo seletivo são formadas as turmas. Um dia na semana os clubistas se reúnem, no período oposto ao escolar e, através de atividades experimentais, lúdicas e interativas os jovens descobrem “a ciência fazendo ciência”. Nestes encontros são discutidos temas sobre diferentes áreas da ciência, em geral, propostos pelos clubistas, que são estimulados a levantarem hipóteses, proporem experimentos para comprova-las (ou não), analisarem e discutirem os resultados. Além de despertar vocações para carreiras científicas, essas atividades promovem a interação e cooperação entre o grupo, ilustrando que o desenvolvimento científico e tecnológico ocorre, na maioria das vezes pela colaborações entre cientistas. Nas atividades do clube participam estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (USP/São Carlos), sob supervisão/orientação da educadora do EIC e da profa. Nelma Bossolan, profa. do IFSC e pesquisadoras do CIBFar.  Os encontros acontecem de abril a novembro e os clubistas também podem participar de uma viagem científica cultural neste período.

um pouco mais sobre nós

Localização:

FALE CONOSCO

Quer tirar alguma duvida, falar algo interessante ou alguma sugestão para o EIC? Entre em contato com a gente!

Rolar para cima
Pular para o conteúdo