ESPAÇOS DE VISITAÇÃO
Externo:
No espaço externo do EIC há um Jardim Medicinal, contendo plantas medicinais populares, cujo objetivo é divulgar as potencialidades das plantas medicinais e incentivar o seu uso de maneira responsável e informada. Cada planta tem uma placa que resume suas propriedades medicinais e um “QR Code” que leva ao site do EIC onde tem mais informações sobre elas. Pesquisadores brasileiros, em particular os do CIBFar, tem como objetivo a prospecção da flora brasileira para a identificação de novos compostos, chamados “princípios ativos”, contido nas mesmas, para conhecerem suas estruturas, aplicá-las em doenças e/ou causadores de doenças, para que possam ser utilizados como futuros medicamentos em doenças virais, bacterianas, parasitárias, vários tipos de câncer dentre outras.
espaço 1
O espaço 1, tem como foco temas sobre Biotecnologia, Tecnologia do RNA Recombinante, Proteínas Recombinantes/Biofármacos, Planejamento de Fármacos e História da Ciência.
BIOTECNOLOGIA
Há uma exposição contendo produtos derivados de processos biotecnológicos: clássicos e atuais. Os visitantes são desafiados a responder perguntas do tipo: “a Biotecnologia é uma ciência recente ou antiga?”. “Quais os processos envolvidos para obtenção dos produtos expostos como: vinho, cerveja, iogurte, sericultura”. São levados a definirem um processo “biotecnológico”. Se você já ouviu falar sobre elas, então é hora de conhecer como elas se encaixam na Biotecnologia!
“Biotecnologia” vem do grego: Bio – vida; tecnos – técnica; logos – conhecimento. É um conjunto de técnicas, baseadas nas ciências biológicas, que envolvem a manipulação de organismos vivos para obtenção de produtos com fins específicos. Ela se relaciona com a Biologia, uma vez que a palavra biologia quer dizer “estudo da vida”, sendo assim, a biotecnologia é um pouco mais específica quando estuda os organismos e suas aplicações.
TECNOLOGIA DO DNA RECOMBINANTE
O tema sobre a Tecnologia do DNA Recombinante é explicado com o auxílio de um modelo da bactéria E. coli, com o material genético dentro (fita dupla de DNA) e um plasmídeo (DNA circular), um banner explicando brevemente o processo, além de uma tela com vídeos de cada etapa desse processo. O monitor que acompanha o visitante responde/explica dúvidas sobre a inserção de genes de outras espécies (animal, planta, humano) nesta bactéria, de modo que ela irá produzir a proteína relacionada ao gene inserido, obtendo-se assim uma “Proteína Recombinante”.
Nessa área também pode ser observado, com o auxílio de uma lupa (estereomicroscópio), detalhes de alguns animais como abelhas, moscas, mariposas, o mosquito da dengue (Aedes aegypti), além de uma amostra de levedura.
PLANEJAMENTO DE FÁRMACOS
O Planejamento de Fármacos acontece para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas, que auxiliam no combate de doenças e infecções. Nessa área, o visitante pode conhecer o passo-a-passo desse processo, acompanhado por vídeos informativos explicando cada etapa. Ao lado do vídeo é apresentado um banner explicando sobre Doenças Negligenciadas, tendo como exemplo a Doença de Chagas. Exemplares do inseto barbeiro, o transmissor do protozoário Trypanossoma cruzi, responsável por esta doença, também estão expostos na bancada. Ainda nesta bancada o visitante é apresentado para algumas Plantas Medicinais desidratadas, colhidas no Jardim Medicinal do EIC, e uma conexão com a temática da prospecção de desenvolvimento de fármacos, que é realizada pelos pesquisadores do CIBFar. O visitante, caso queira, pode levar para casa sachês contendo porções dessas plantas que foram desidratadas pelos monitores/estagiários do EIC.Nessa área também pode ser observado, com o auxílio de uma lupa (estereomicroscópio), detalhes de alguns animais como abelhas, moscas, mariposas, o mosquito da dengue (Aedes aegypti), além de uma amostra de levedura.
LINHA DO TEMPO: HITÓRIA DA CIÊNCIA
Uma interessante Linha do Tempo com os principais eventos da ciência nos últimos anos 50 anos, com os vencedores de prêmios Nobel, as descobertas científicas/tecnológicas que auxiliaram o avanço explosivo das ciências e eventos/acontecimentos que impactaram o planeta. O visitante pode baixar com o app no seu celular, do site do EIC, na aba de Mídias e Jogos, a Linha do Tempo, colocar o ano de seu nascimento e saber os principais eventos científicos que aconteceram naquele ano.Nessa área também pode ser observado, com o auxílio de uma lupa (estereomicroscópio), detalhes de alguns animais como abelhas, moscas, mariposas, o mosquito da dengue (Aedes aegypti), além de uma amostra de levedura.
espaço 2
O espaço 2 tem como objetivo apresentar os diferentes tipos de células e suas estruturas; um painel com foco em procariotos, particularmente em bactérias patogênicas resistentes a antibióticos e um expositor contendo placas de petri com diferentes tipos de bactérias; observação de células vivas e fixadas em um microscópio; um conjunto de estruturas moleculares mostrando modelos de nucleotídeos, DNA, RNA, Aminoácidos e proteínas.
CÉLULAS
Em uma bancada estão disponíveis modelos físicos de células animal, vegetal e procariotas, contendo as estruturas que compõem as mesmas, na forma de uma quebra cabeças, disponíveis para os visitantes manipularem. Figuram impressas destas células estão disponíveis para serem “lidas” com um software para Realidade Aumentada, desenvolvido pela equipe do EIC, além do jogo em 3-D “Células Virtuais”, também desenvolvidos pelo EIC, instalado em um PC com tela touchscreen, para que o visitante possa manipulá-lo, pois o mesmo é totalmente interativo, e conta com informações em áudios e textos para maior acessibilidade.
“Biotecnologia” vem do grego: Bio – vida; tecnos – técnica; logos – conhecimento. É um conjunto de técnicas, baseadas nas ciências biológicas, que envolvem a manipulação de organismos vivos para obtenção de produtos com fins específicos. Ela se relaciona com a Biologia, uma vez que a palavra biologia quer dizer “estudo da vida”, sendo assim, a biotecnologia é um pouco mais específica quando estuda os organismos e suas aplicações.
DNA
Com uma exibição de modelos incríveis montados a partir das peças de DNA e proteínas desenvolvidas e produzidas por cientistas do EIC/CIBFar, o visitante visualiza a estrutura do DNA, suas características e conformação, além das estruturas que compõem as proteínas e sua importância. O visitante pode até montar sua própria molécula de DNA ou RNA com a ajuda dos monitores e aprender detalhes sobre genomas, e a interligação dobres e proteínas.
Nessa área também pode ser observado, com o auxílio de uma lupa (estereomicroscópio), detalhes de alguns animais como abelhas, moscas, mariposas, o mosquito da dengue (Aedes aegypti), além de uma amostra de levedura.
VÍRUS
Modelos de adenovírus e retrovírus estão disponíveis para o visitante conhecer os vírus, diferenciando suas estruturas e doenças, com destaque para o vírus responsável pela dengue, chicungunha e zika.
BACTÉRIAS
Para conhecer sobre as bactérias, o museu contém uma variedade de informações sobre esses microrganismos. Há um painel com tipos diferentes de bactérias em placas de Petri, além de um banner sobre como as chamadas “Superbactérias” podem surgir, bem como essas se tornam resistentes aos atuais antibióticos em uso. No local há uma pia e com a ajuda dos monitores, o visitante pode aprender como lavar as mãos de forma correta, e se surpreender com a quantidade de microrganismos que podemos encontrar nas nossas mãos e nos objetos do dia-a-dia!
OBSERVAÇÃO MICROSCÓPICA
Neste espaço está montado um microscópio óptico binocular, acoplado a uma tela de TV para atender visitantes em grupo, para observar de perto diferentes tipos celulares, vivas e fixadas. O visitante poderá fazer analogias com as células reais e os modelos expostos neste ambiente.
TELAS TOUCHSCREEN
Computadores com telas touchscreen contendo uma série de vídeos ilustrados sobre diferentes temas relacionados à epidemias, doenças bacterianas, virais e outras causadas por protozoários e fungos, além de vários aspectos sobre vacinas e outras curiosidades científicas.
FALE CONOSCO
Quer tirar alguma duvida, falar algo interessante ou alguma sugestão para o EIC? Entre em contato com a gente!