Nome Popular: ALECRIM
Nome Científico: Rosmarinus officinalis
Descrição
Planta originária de regiões de Mediterrâneo que pode atingir até cerca de 2 metros de altura. Pertencente à família Labiatae e suas flores são azul-violeta agrupadas, formando uma espécie de cacho.
Propriedades Medicinais
Anti-inflamatória, analgésica, antiasmática, antidepressiva, antigripal, anti-hipertensora, antioxidante, antisséptica, aromática, antifebril. Muito utilizado na culinária o Alecrim é adicionado a legumes, sopas, pães, biscoitos e geleias. Usado na indústria de cosméticos em shampoos e condicionadores para tratamento da caspa, retardam o crescimento de cabelos grisalhos e até mesmo evitam a queda de cabelo.
Curiosidades
Conhecida desde a antiguidade, graças as suas propriedades medicinais, comestíveis e aromatizantes. No Egito era utilizada em formulações para mumificação. Em Roma era queimada para purificar os túmulos sagrados, casas de doentes e fontes. Em Atenas, era costume colocar folhas de alecrim nas mãos dos falecidos, como símbolo da imortalidade da alma. Popularmente acredita-se que andar com um raminho de Alecrim afasta “mau olhado”, quando colocado no travesseiro, afasta maus sonhos.
Como utilizar
Pode ser consumido na forma de chá ou direto como tempero. Ferver as folhas e flores por 3-5 minutos e descansar mais 3 minutos. Depois, coe e o chá já pode ser ingerido.
Ciclo de vida
Perene.
Propagação
Estaquia e mudas.
Cultivo
Sol pleno e baixa umidade.
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.