15 de outubro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Louro

Nome popular: LOURO

Nome Científico: Laurus nobilis

 

Descrição

De origem mediterrânea, o Louro pode atingir de 2 a 12 metros de altura, suas folhas possuem coloração verde escura, brilhantes e as flores são agrupadas, de cores esbranquiçadas ou amareladas.

Propriedades Medicinais

Usado para estimular o apetite e facilitar a digestão, flatulência, cólicas, dores reumáticas. Também é usado como antisséptico para caspa (combate fungos) e piolhos. Utilizado na culinária em molhos e temperos. Usado na indústria de cosméticos (cremes, sabonetes, detergentes).

Curiosidades

Na Grécia antiga os atletas campeões nas Olimpíadas eram premiados com coroas de louro entrelaçados pois era uma representação de glória aos gregos, já que para eles, a planta que era reconhecida como Silfo (seres mitológicos do ar), considerada planta “milagrosa” pelos gregos e romanos, era considerada símbolo de imortalidade e glória.

Como utilizar

Comumente utilizado como tempero e chá. Para o preparo do chá colocar algumas folhas de Louro em água fervente por cinco minutos, em seguida desligue o fogo deixando descansar por dez minutos, coar e beber. Como tempero, utilizar as folhas “in natura” ou secas em molhos e outros temperos.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Estacas ou sementes.

Cultivo 

Sol pleno e solo levemente úmido.