26 de outubro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Romã

Nome popular: ROMÃ

Nome científico: Punica granatum L.

 

Descrição 

Árvore frutífera do gênero Punica, originária da Ásia Ocidental, podendo atingir cerca de cinco metros de altura, as flores podem ser hermafroditas ou masculinas, isoladas, em pares ou até em cachos. É utilizada na forma de chás (feito da casca do fruto, ou suas flores e sementes) e a polpa das sementes também são consumidas “in natura” ou em forma de suco.

Propriedades Medicinais 

O fruto é usado como: anti-helmíntico (vermes), antidiarreico, anti-inflamatório (gengivas e garganta) e para infecções vaginais por fungos. As sementes são consumidas in natura ou como suco, também podem ser industrializadas para fabricação do licor “grenadine” ou vinho de romã. A casca contém tanino usado na industrialização de couro.

Curiosidades

Por ser uma planta com grande diversidade genética é capaz de se adaptar a diversas condições climáticas, dessa forma pode suportar desde uma temperatura muito alta até muito baixa.

Como utilizar

Em forma de chá devem ser acrescentados 10 gramas da casca da fruta em uma xícara de água fervente, desligando o fogo deve-se abafar a panela por dez minutos e depois coar e beber o chá morno, já o suco é feito batendo, rapidamente, as sementes de romã com um pouco de água no liquidificador, coar e beber.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Mudas.

Ciclo de vida

Sol pleno e alta umidade.