17 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Sálvia

Nome popular: SÁLVIA 

Nome científico: Salviaofficinalis

 

Descrição

Original do Mediterrâneo, costa sul da Espanha até Marselha (França) e na Itália. Pertencente à família Lamiaceae, as flores, conforme a variedade, podem ser azuladas, violetas, rosadas, brancas ou uma combinação destas cores.

Propriedades Medicinais

Aromática, anti-inflamatória, antioxidante, antirreumática, antisséptico bucal, cicatrizante, desodorante, digestivo, hipoglicemiante. Mais recentemente tem sido usada como tempero em carnes e massas.

Curiosidades

“Quem tem sálvia em casa nunca envelhece” (provérbio chinês), conhecida como a erva da longevidade. Seu nome deriva da palavra latina salvere, que significa estar de boa saúde, curar. Os gregos e romanos a utilizavam como estimulante mental. Os chineses a valorizavam muito, tanto que nos primeiros anos de trocas comerciais com os ingleses e holandeses negociavam dois quilos do seu melhor chá com meio quilo de Sálvia. Na Índia é ainda hoje considerada uma planta sagrada e é comum vê-la crescer à porta dos templos. No EUA é utilizada pelos índios nas cerimônias religiosas, onde é queimada para purificar ambientes.

Como utilizar

O chá de sálvia é muito simples e tem sabor agradável, basta ferver meio litro de água, adicionar 2 colheres de sopa de folhas frescas, desligar e abafar por uns 3 minutos. Coar e consumir. É recomendado tomar apenas uma xícara por dia em função de compostos que podem ser tóxicos em grande quantidade. Pode ser feito gargarejos com este mesmo chá. Também usada em temperos de diversos tipos de carnes.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Mudas.

Cultivo

Sol pleno e baixa umidade.