16 de janeiro de 2020
Babosa19112019 Reduzida

Plantas - jardim medicinal

Babosa

Nome popular: BABOSA

Nome científico: Aloe vera.

Descrição

De origem africana meridional a babosa pertence à família das Liliáceas. e disseminada em muito países de clima quente e úmido. Existem aproximadamente 300 espécies de babosa, mas a Aloe vera é a mais conhecida. Cresce até 1,25 m de altura e com folhas até 50 cm de comprimento, tem intensa brotação na sua base e nas laterais do caule, possui cor verde clara, é do tipo suculenta, sua borda é espinhenta, sua flor possui a cor laranja.

Propriedade medicinais

cicatrizante, protetora e regeneradora da pele. O consumo externo pode ser feito por meio de emplastos para machucados e queimaduras utilizando o suco da folha. 

Curiosidades

Natural do Egito, a babosa é conhecida como o “presente dos deuses” pelos egípcios pelo seu poder regenerador e de cura das feridas.

Como utilizar

O consumo pode ser feito por meio de emplastos para machucados, queimaduras utilizando o gel que fica “dentro” da folha. O gel deve ser retirado das folhas após as mesmas serem bem lavadas com detergente e bem enxaguadas também. Retirar a casca, iniciando por cortar as laterais (onde tem as espículas), ou seja, a parte verde da folha. Deixar a parte gelatinosa imersa em água filtrada por 24 horas, trocando a água umas 4 vezes. Este procedimento é necessário para retirar uma substância chamada Aloina, de coloração amarelada, que tem efeito laxante. Embeber o gel em uma gaze estéril e colocar sobre a pele lesionada. Este gel também pode ser ingerido como suco batido com água ou polpa de frutas. É recomendado extrair o gel de duas folhas, bater com um copo de água (250 mL), para uso como emplasto ou beber, porém pode ser ingerida com suco ou polpa de frutas. 

Ciclo de vida

perene.

Propagação

mudas.

Cultivo

alta luminosidade e baixa umidade.

27.in

Baixe o aplicativo Jardim Medicinal EIC, faça a leitura desse QRCode

e tenha acesso aos conteúdos deste post.