26 de outubro de 2020
CamomilaRed

Plantas - jardim medicinal

Camomila

Nome popular: CAMOMILA

 Nome científico: Matricaria recutita

 

Descrição:

Originária da América do Norte e Europa, pertencente à família Asteraceae. Externamente é utilizada para irritação e infecções na pele. O seu uso interno é feito através de chás pela infusão das flores.

Propriedades medicinais:

Conhecida pelas suas propriedades calmante, analgésica, digestiva, antissépticas e para cólicas gastrointestinais, além de cicatrizante. Também utilizada em cosméticos. Da camomila, são extraídos flavonoides como a apigenina, óleos essenciais cujos principais constituintes são o camazuleno, bisabolol, óxido de bisabolol e espatulenol.

Curiosidades:

O chá de camomila é um dos chás mais usados na maioria dos países. Além de cicatrizante tem a propriedade de clarear a pele e o cabelo, fazendo parte de diversas fórmulas de shampoo, sabonetes, cremes, etc. O Paraná é o estado onde mais se cultiva a camomila para fins comerciais.

 Como utilizar:

Pode ser consumida na forma de chá e utilizado na forma de compressas para irritações da pele. Ferver meio litro de água e adicionar 2 colheres de sopa de flores, deixar ferver por 3 minutos e descansar mais 3 minutos, depois coe a mistura e utilize-a morna. Ingerir uma xícara de chá umas 4-6 vezes ao dia. Para compressas, mergulhe uma gaze ou outro tecido muito limpo na água, retire o excesso do liquido e aplique sobre as regiões afetadas, deixando por uns 10 minutos.

 Ciclo de vida:

Anual

Propagação:

Mudas e sementes.

 Cultivo:

Sombra parcial e umidade moderada.