29 de outubro de 2019
Baixe o aplicativo Jardim Medicinal EIC na Play Store (http://bit.ly/2Ws2Q3Q)

Plantas - jardim medicinal

Hortelã

Nome popular: HORTELÃ

Nome científico: Mentha x villosa 

Descrição

Menta e hortelã são nomes populares usados para designar espécies que pertencem a um mesmo gênero, chamado Mentha. Ao redor do mundo existem de 25 a 30 espécies naturais desse gênero. O mais comum, no Brasil, é chamar de hortelã os da espécie Mentha piperita e de menta os da Mentha spicata. As demais espécies, como são bem parecidas, costumam variar entre os dois nomes populares. “A confusão é comum porque o cruzamento entre as Menthas resulta em plantas parecidas, embora bem diferentes biologicante. Isso faz com que os pesquisadores tenham dificuldades em identificar que tipo de Mentha é”, afirma Lin Chau Ming, professor de horticultura da Unesp de Botucatu (SP). Parte da confusão também se deve ao fato de os nomes populares variarem de região para região: no sul do Brasil a maioria das espécies é chamada de menta, no interior de São Paulo e no Nordeste é mais comum usar hortelã, para designar qualquer uma delas. Planta herbácea originária da Europa que pertence à família das Lamiaceae, apresentam folhas que possuem aroma forte e característico.

Propriedades Medicinais

Analgésico, anestésico, sedativo, antiparasitário, antibiótico, descongestionante. Também utilizado na culinária de vários povos em carnes, saladas, sucos e chá refrescante.

Curiosidades

Um mito grego narra o conto de que a planta foi originalmente uma ninfa Minthe, transformada numa planta por Perséfone, que tinha ciúmes da afeição com que o seu marido Plutão tratava Minthe. Apesar de Plutão não poder reverter o feitiço que a sua esposa fez, Minthe emanava um cheiro doce, por isso, e devido às caminhadas que ela tinha feito em cima do jardim, o seu aroma tornar-se-ia delicioso para os sentidos. Na Grécia as folhas de Hortelã eram esfregadas sobre mesas de jantar de boas-vindas aos hóspedes, enquanto que no Médio Oriente, o anfitrião ainda tradicionalmente oferece aos hóspedes um chá de menta à sua chegada. Os atenienses da antiguidade esfregavam as folhas de Hortelã nos braços para aumentar a resistência a doenças. Em um recente estudo, foi descoberto que inalar o cheiro do óleo extraído das folhas desta erva ajuda na perda de peso. As pessoas que cheiravam a essência da Hortelã a cada duas horas, tinham uma perda significativa no apetite, o que reduzia cerca de 300 calorias em seu consumo diário.

Como utilizar

Pode ser consumida na forma de chá e utilizada como temperos para dar sabor em pratos doces e salgados, além de ser batida com diferentes tipos de polpas de frutas, gengibre e verduras. Como chá: ferver cerca de meio litro de água com 1 colher de sopa de folhas, deixar cerca de 3 minutos após levantar fervura, desligar, deixar descansar uns 5 minutos, coar e tomar quente ou frio. Ingerir uma xícara de chá umas 4-6 vezes ao dia.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Mudas.

Cultivo

Sol pleno e umidade moderada

Baixe o aplicativo Jardim Medicinal EIC na Play Store (http://bit.ly/2Ws2Q3Q)(http://bit.ly/2Ws2Q3Q)

Baixe o aplicativo Jardim Medicinal EIC, faça a leitura desse QRCode

e tenha acesso aos conteúdos desse post.