17 de janeiro de 2020
Lonsa 03102019 reduzida

Plantas - jardim medicinal

Losna

Nome popular: LOSNA

Nome científico: Artemisia absinthium L

Descrição

Originária de regiões da Ásia e Europa e também conhecida como Absinto. É uma planta herbácea, medindo até um pouco mais de 1 metro de altura e pertencente à família Asteraceae. Suas folhas são bem recortadas de coloração verde acinzentado, devido à presença de uma penugem branca fina e as flores são amarelas em forma de cachos.

Propriedades Medicinais

Sabor muito amargo, antidiabética, digestiva (estimula secreção gástrica), antidisentérica, antiespasmódico, antifebril, antigripal, antisséptica, antifebril, repelente de piolho e vermífuga.

Curiosidades

Existem registros que apontam que a Losna já é utilizada há milhares de anos, por causa das suas propriedades medicinais, sendo inclusive citado num papiro egípcio que data de 1.600 a.C. Na Grécia Antiga, ela era usada como forma de homenagear a deusa Ártemis; hoje, é usada na fabricação da bebida alcoólica absinto e pode ser feito um chá que oferece vários benefícios da planta. O licor de absinto, também chamado de “fada verde”, tinha propriedades alucinógenas e era muito apreciado por poetas e artistas como Van Gogh, Rimbaud, Baudelaire e Toulouse-Lautrec, entre outros. Na atualidade pesquisadores da Universidade da Califórnia em Berkeley, USA, identificaram nos destilados da Losna ou Absinto, propriedades capazes de causar convulsões, alucinações, surtos psicóticos; dependendo da dosagem.

Como utilizar

Pode ser ingerido para dores abdominais da seguinte forma: uns dois raminhos devem ser macerados com as mãos e colocados em um copo com água. Deixar em repouso cerca de uma hora e depois tomar (é muito amargo).

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Muda

Cultivo

Sol pleno e baixa umidade.

12.in

Baixe o aplicativo Jardim Medicinal EIC, faça a leitura desse QRCode

e tenha acesso aos conteúdos deste post.