26 de outubro de 2020
MaracujaCartilha

Plantas - jardim medicinal

Maracujá

Nome popular: MARACUJÁ

 Nome científico: Passiflora edulis

 

Descrição:

Originário da região tropical da América do Sul, com seu maior centro de distribuição geográfico no Centro-Norte do Brasil. Pertencente à família Passifloraceae, é uma planta trepadeira, com folhas possuem um tamanho médio, de margem serreada, de coloração verde-brilhante. As flores são vistosas e características desse gênero, a região central é de coloração amarelo e as regiões periféricas de coloração roxo e branco. O maracujá (fruto) possui um formato arredondado e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela. Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de caroços (sementes).

 Propriedades Medicinais:

Calmante, hipnótico, sedativo, sonífero, vermicida.

Curiosidades:

O Maracujá também é conhecido como flor-da-paixão, inspirado na paixão de Cristo. De acordo com missionários jesuítas que encontraram essa planta na América do Sul, as cores azul e branca da flor simbolizam a pureza do céu. As pétalas brancas significam os dez apóstolos (menos Pedro e Judas). A coroa correlaciona com a coroa de espinhos e os cinco estames vermelhos representam as cinco feridas. As folhas pontiagudas significam a lança que matou Jesus. Quando a flor do maracujá é aberta parcialmente, relembra a estrela vista pelos Três Reis Magos.

Como utilizar:

O Maracujá pode ser consumido “in natura”, ou seja, comendo diretamente sua polpa. Esta fruta tem variedades doce e azedo e das folhas pode ser feito chá. A polpa da variedade azeda é muito utilizada em sucos, cremes, geleias e mousse. A casca é rica em fibras que após ser desidratada e moída pode ser usada em sucos e refeições e tem como função sequestrar açucares e gorduras ingeridas evitando a absorção das mesmas pelo organismo. Como chá: é utilizado como calmante, ferver cerca de meio litro de água, quando iniciar fervura colocar três-quatro colheres de sopa de folhas picadas frescas ou desidratadas, deixar ferver por uns 3 minutos, desligar e deixar descansar por 5-10 minutos, coar e tomar.

Ciclo de vida:

Bienal.

 Propagação:

Sementes

 Cultivo:

Sol pleno e alta umidade.