RNCT

São Carlos sedia evento da RNEC

São Carlos sediou a XV Reunião Anual da Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência cujos participantes, além dos coordenadores da RNEC, foram professores e pesquisadores universitários e da rede pública e estudantes de graduação e pós-graduação.
A Rede Nacional de Educação e Ciências, formada por 32 grupos provindos de 20 instituições de ensino e pesquisa de 14 estados diferentes, nasceu de um trabalho iniciado há 25 anos pelo professor Leopoldo de Meis, médico formado pela UFRJ (nascido em 1° de Março de 1938 e falecido em 7 de Dezembro 2014), visando a melhoria das condições de ensino de ciências a jovens carentes de todo o país por meio de novos caminhos para um ensino eficiente. Para isso, desenvolve metodologias que facilitam o aprendizado, desmistificando a Ciência.
A palestra da professora Dra. Helena B. Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, abordou “A importância da Ciência para o Desenvolvimento da Sociedade”, destacou que os fatores econômicos e sociais de um país têm na educação científica e tecnológica a base de seu crescimento e desenvolvimento. Imergindo para as salas de aula o professor Dr. Eduardo Galembeck, do Instituto de Biologia da Unicamp, fez um paralelo entre o dia a dia de um cientista no estudo de fenômenos e descobertas e como algumas das ferramentas tecnológicas utilizadas para estes fins podem ser trazidas para dentro de um ambiente de ensino. Em uma viagem para fora da terra a Dra. Duília Fernandes de Mello (The Catholic University of America e NASA Goddard Flight Center) abordou a vastidão desconhecida de um universo de estrelas e planetas para fomentar a curiosidade científica do jovem brasileiro na palestra “Mulher das Estrelas”.
O evento foi realizado no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP São Carlos e contou com, além da presença de palestrantes do Brasil e do exterior, mesas de discussões, apresentações teatrais e visitas a centros de pesquisas e educação com tema voltado a educação e difusão científica.