29 de outubro de 2019

Plantas - jardim medicinal

Calêndula

Nome popular: CALÊNDULA

Nome científico: Calêndula offinalis

 

Descrição

Cultivada pelos egípcios, gregos, hindus e árabes, usada desde o século XII como planta medicinal a calêndula cresceu nos jardins europeus. Pertence à família Asteraceae, cujas folhas são verdes, lisas na parte superior, recortadas em segmentos estreitos e pontiagudos; flores podem ser amarelas, brancas ou amarelas e brancas no centro, sobre receptáculo cônico e oco.

Propriedades medicinais

Usada contra a febre, escoriações, cólicas menstruais, e sua infusão é muito utilizada para insônia. O uso pode ser através de pomadas e cataplasmas para uso externo ou infusões das flores. Na Itália, o chá de calêndula é usado para lavar os olhos, fazer gargarejo ou compressa para tratar conjuntivite, faringite, estomatite e gengivites, erupções cutâneas de fraldas e outras condições inflamatórias da pele e mucosa.

Curiosidades

Seu nome vem da palavra latina calendas, que significa o primeiro dia do mês, por causa do seu longo período de florescimento. Elas seguem o sol e eram consideradas um sinal do verão.

As pétalas secas da calêndula são usadas no comércio de especiarias como alternativa barata para substituição do açafrão, e também usadas em unguentos como corante para dar a cor dourada. Também conhecida como maravilha, mal-me-quer do mato.

Como utilizar

As partes usadas da calêndula são suas folhas, flores e caules. Para chá são utilizadas as flores. O chá pode ser ingerido ou usado para banhar ferimentos. As flores, folhas e caule também são utilizados em pomadas e emplastos para uso externo.  Ferver meio litro de água, adicionar 3 colheres de sopa de flores, desligar a fervura e deixar em infusão por cerca de 30 minutos. Coar e ingerir ou usar externamente.

Ciclo de vida

Curto.

Propagação 

Mudas e sementes.

Cultivo

Umidade moderada e sombra parcial.