17 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Cânfora

Nome popular: CÂNFORA 

Nome científico: Artemisia camphorata

 

Descrição

Planta originária da América do Sul e boa parte do Brasil, conhecida como canfora de jardim, seu cultivo se dá em maior quantidade no centro Oeste brasileiro, pertencente à família das Asteraceae, tem folhas recortadas, verde-acinzentadas, ricas em óleos essenciais e aromáticos. Ela não deve ser confundida com a cânfora (Cinnamomum camphora), de origem asiática e de porte arbóreo.

Propriedades Medicinais

Antiepiléptica, antirreumático, antisséptica, calmante, descongestionante das vias respiratórias, sedativa, antifúngica (que causam micoses).

Curiosidades

Há muito tempo, esta planta é utilizada pelas populações indígenas da região andina devido às suas propriedades medicinais, principalmente por suas propriedades sedativas. Também conhecida como cânfora do jardim e cânfora das hortas.

Como utilizar

Recomendada para uso externo na forma de compressas, inalação do vapor, aromatizante de ambientes, antisséptico. Todas as partes da planta podem ser utilizadas para fazer chá ou cataplasmas. Como chá: ferver cerca de meio litro de água e colocar 8-10 folhas de cânfora picadas, desligar a fervura e deixar repousar por 10-15 minutos. Coar e beber 3 xícaras por dia. Para compressas, mergulhe uma gaze ou outro tecido muito limpo no chá, retire o excesso do líquido e aplique sobre as regiões afetadas, deixando por uns 10 minutos. 

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Sementes e mudas.

Cultivo

Sol pleno e umidade moderada.