17 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Capim-limão

Nome popular: CAPIM-LIMÃO

Nome científico: Cymbopogon citratus

 

Descrição

Planta originária da Índia e introduzida no Brasil na época colonial, pertencente à família Gramineae, forma uma touceira de folhas densa com folhas longas, com bordas cortantes e de coloração verde clara, exalando um forte odor de limão. Devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis), embora em nada mais se pareça com esta planta. Conhecido também como capim-cidreira, capim-santo ou erva-príncipe 

Propriedades Medicinais

Analgésico suave, sedativo, antibacteriano, anticonvulsivo, antidiarreico, antireumático, antitérmico, expectorante, fungicida, relaxante muscular, repelente de insetos. Utilizado na forma de chá.

Curiosidades

É a planta que ajuda a preservar as estradas, pois firma o solo impedindo a erosão, daí ser conhecida como o nome chá da estrada. Vegeta em abundância nas regiões tropicais e temperadas, preferindo terrenos pouco úmidos. Cresce espontaneamente, mas não suporta regiões frias. Permite numerosos cortes da folha o ano todo. O óleo essencial do capim-limão é usado em perfumes, sabões, desodorantes, detergentes e loções. Também pode ser usado como antifúngico em micoses tipo pé-de-atleta. Utilizado como desodorizante natural, para prevenir odores corporais causadas por bactérias.

Como utilizar

Consumido na forma de chá. Umas três folhas picadas para meio litro de água. Ferver a água e adicionar as folhas picadas, deixar ferver por 3 minutos, desligar e deixar abafada por uns 10-15 minutos.   As folhas podem ser maceradas e esfregadas diretamente na pele como repelente. Seu óleo é usado externamente como repelente e deve ser adquirido comercialmente. Pode ser usado como aromatizante junto com produtos de limpeza.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Mudas.

Cultivo

Sol pleno e alta umidade.