17 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Cavalinha

Nome popular: CAVALINHA 

Nome científico: Equisetum giganteum L

 

Descrição

Planta de origem Europeia, é um tipo de samambaia, pode crescer de 1,5 a 2 metros de altura. Pertencente à família Equisetaceae, possui um formato diferente de suas “parentes” próximas (família das avencas e samambaias), não produz flores, mas pequenos cones contendo esporos.

Propriedades Medicinais

Descrita como antiacne, anti-inflamatória, antimicrobiana, cicatrizante, diurética suave, auxilia na redução da oleosidade da pele, tonificante, tratamento de feridas.

Curiosidades

Seus rizomas são longos e tem nós de espaço a espaço além de lançarem ramificações compridas que formam curvas semelhantes ao que acontece com os “rabos de cavalos”. Daí seu nome. Dizem que os antigos pastores faziam flautas com o caule oco da cavalinha que eram usadas para espantar cobras. Durante o período em que a Terra concentrava maiores taxas de carbono, a cavalinha era uma planta dominante e atingia mais de 12 metros de altura.

Como utilizar

Geralmente usada na forma de chá. Ferver cerca de um litro de água e no início da fervura adicionar 3-4 colheres de sopa de cavalinha picada, desligue o fogo e deixe abafada por uns 10-15 minutos. Tomar durante o dia no intervalo entre refeições. 

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Muda.

Cultivo

Sombra parcial e alta umidade.