17 de janeiro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Guaco

Nome popular: GUACO

Nome científico: Mikania glomerata

 

Descrição

Originária da América do Sul cresce como uma trepadeira, de folhas, simples, ovais, verde escuras e quando secas cheiram a amêndoa. As flores são reunidas em forma de espigas de coloração brancas ou amareladas.

Propriedades Medicinais

Antiasmática, antiespasmódica, antigripal, anti-inflamatória, antimicrobiana, antinevrálgico, antirreumático, antisséptica das vias respiratórias, antitussígena, cicatrizante, sedativa.

O Guaco é um eficaz broncodilatador natural, expectorante e antitussígeno, empregado para problemas respiratórios incluindo bronquite, gripes e resfriados, tosse e asma, bem como para dor de garganta, laringite e febre.

Curiosidades

Várias tribos indígenas acreditam que esmagar folhas de guaco frescas afugenta cobras. Índios brasileiros utilizam o Guaco para o tratamento de picadas de cobra, aplicando compressas do caule e da folha diretamente no local da ferida. Da mesma forma, é feito uma infusão de folhas para febre, desconforto estomacal e reumatismo. O xarope de Guaco é extremamente popular no Brasil para tosses e outras doenças respiratórias.

Como utilizar

Utilizado na forma de chá para tosses. Ferver meio litro de água, acrescentar umas 8-10 folhas de guaco picado, deixar ferver por 1 minuto, desligar e abafar por mais 3 minutos. Depois de coado pode ser adoçado (de preferência com mel) e ingerido quente. Utilizado na indústria farmacêutica na composição de xaropes para tosse.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Estaquia.

Cultivo

Sombra parcial e umidade moderada.