23 de outubro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Cúrcuma

Nome popular: CÚRCUMA (açafrão da terra)

Nome científico: Curcuma longa

 

Descrição

Conhecida como açafrão da Índia, a Cúrcuma tem origem no Sudeste asiático, mais especificamente na Índia. É uma planta herbácea podendo atingir no máximo um metro e meio de altura, suas folhas são grandes e liberam um agradável perfume quando amassadas. A cúrcuma tem propriedades alimentícias e medicinais.

Propriedades Medicinais

Potenciais atividades (controversas na literatura): anti-inflamatória, antioxidante, redução dos níveis de glicose (em diabéticos), prevenção de câncer. Na culinária, transfere a cor amarela aos alimentos, é usada na indústria de panificação e alimentícia, principalmente na cozinha indiana.

Curiosidades

A Cúrcuma é considerada uma especiaria preciosa, é crescente seu uso como corante (em macarrões, sorvetes e salgadinhos) devido a proibição de pigmentos sintéticos, na Europa e América do Norte, além disso, também apresenta destaque no setor têxtil.

Como utilizar

Seu rizoma pode ser utilizado de maneira tópica para cicatrização de feridas, além disso pode ser realizada infusão de seu rizoma triturado, ou até mesmo extração com álcool. Os rizomas secos ou “in natura” podem ser adicionados diretamente nos alimentos, em geral, deixando-os com a cor amarelada característica dos mesmos.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Estaquia.

Cultivo

Sol pleno e alta umidade.