9 de dezembro de 2021

Estratégias de ensino para o professor

Atualmente o conhecimento está a um “clic” de distância, mas será que isso realmente tem feito diferença em nossas vidas?  Não basta apenas saber onde a informação está, mas é necessário desenvolver mecanismos internos que favoreçam a aprendizagem.

O aluno deve aprender a aprender e a se responsabilizar pelo seu processo de aprendizagem. A autonomia do aprendiz é uma característica imprescindível na atualidade.

Nesse contexto a utilização das estratégias educacionais que despertem o protagonismo do aluno é fundamental.

Para auxiliar o professor nesta jornada o Instituto de Física de São Carlos (USP), disponibiliza uma série de vídeos apresentando os principais aspectos de algumas estratégias de ensino, dirigidas principalmente ao ensino superior e médio.

Os vídeos podem ser acessados na playlist “Estratégias de ensino – Disciplina “Práticas Pedagógicas no Ensino Superior” (IFSC/USP)” do canal do IFSC no Youtube. Os vídeos foram elaborados por alunos de pós-graduação que cursaram a referida disciplina, supervisionados pela responsável, Profa. Nelma R. S. Bossolan, pesquisadora de difusão do EIC.

• O professor precisa formar alunos autônomos e responsáveis pela própria aprendizagem
  • Existem estratégias que favorecem o desenvolvimento da autonomia do aprendiz
  • IFSC/USP disponibiliza vídeos com sugestões de estratégias de ensino

Conheça também outros materiais que poderão auxiliar a prática docente de professores da área de Ciências da Natureza.