26 de outubro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Hibisco

Nome popular: HIBISCO

Nome científico: Hibisco sabdariffa

 

Descrição

Planta da família Malvaceae, de origem africana, pode atingir de 2 a 3 metros de altura, as flores são axilares de coloração amarelo-pálidas, rosa-arroxeadas ou purpúreas. Possui diferentes aplicações medicinais e/ou industriais/alimentícias, seu cálice pode ser usado na fabricação de vinagre, sucos ou geleias.

Propriedades Medicinais

A flor tem propriedades antioxidante, anti-inflamatória, também é descrita como tendo propriedade hipotensora e diuréticas. Alguns estudos mostraram o controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos em pessoas com diabetes e doenças relacionadas à obesidade. O cálice pode ser usado na fabricação de vinagre, sucos, geleias. Nas folhas são descritas propriedades antifebris, anti-hemorrágicas, estimulantes estomacais e fortificante.

Curiosidades 

É popularmente conhecido como “vinagreira”, o que se dá pelo seu sabor azedo. É utilizado para uso culinário frequentemente em países africanos e latino-americanos.

Como utilizar

Quando utilizado como chá deve-se usar uma colher de sopa de flores de hibisco seco em um litro de água fervente, após 1-2 minutos, desligue o fogo e deixe repousar de cinco a dez minutos, coar e tomar várias vezes ao dia. As folhas também podem ser utilizadas na preparação do chá.

Ciclo de vida 

Perene.

Propagação

Estaquias.

Cultivo 

Sol pleno e solo úmido.