29 de outubro de 2019

Plantas - jardim medicinal

Manjericão

Nome popular: MANJERICÃO

Nome científico: Ocimum basilicum L

 

Descrição

Originária da Ásia, o manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Pertencente à família Lamiaceae e pode atingir até cerca de 1 metro de altura, suas folhas são delicadas, de formato oval, coberta por pelos finos, curtos e macios. As flores são em forma de espiga e compostas por flores brancas, lilases ou avermelhadas.

Propriedades Medicinais

Analgésica, antifebril, antisséptico, aromatizante, calmante, digestivo, diurética, expectorante, favorece a secreção do leite, sedativa, sudorífera.

Curiosidades

No Egito era utilizado no processo de embalsamento e na Índia, é considerada uma das plantas mais sagradas. No México, algumas pessoas acreditam que deixar uma folha de manjericão no bolso atrai dinheiro e mantém a pessoa amada por perto. Na região do Mediterrâneo, a erva é plantada nas beiras de janelas para repelir mosquitos e moscas domésticas, ainda hoje é usado para esta finalidade. Devido ao seu aroma era utilizado como tempero em várias refeições e ainda hoje é utilizado como tempero em vários pratos e molhos.

Como utilizar

Pode ser usado na forma de chás e como tempero. Muito utilizado em molhos, massas e “in natura” em saladas. Como temperos para dar sabor em pratos salgados. O óleo extraído das diferentes partes desta planta é muito utilizado na indústria alimentícia e farmacêutica (pode ser adquirido comercialmente). Como chá: ferver cerca de meio litro de água com 1 colher de sopa de folhas, deixar cerca de 3 minutos após levantar fervura, desligar, deixar descansar uns 5 minutos, coar e tomar quente ou frio.

Ciclo de vida

Perene.

Propagação

Estaquia e sementes.

Cultivo

Sol pleno e umidade moderada.