26 de outubro de 2020

Plantas - jardim medicinal

Melissa

Nome popular: MELISSA

 Nome científico: Melissa officinalis

 

Descrição

Conhecida como Erva Cidreira ou Melissa, uma planta de pequeno porte, medindo de 30 a 40 centímetros de altura, pertence à família Lamiaceae, originária de regiões do Mediterrâneo e Ásia. Possui folhas ásperas, de formato oval e pontiagudo, com as bordas dentadas lembrando muito uma serra. Suas flores são brancas e pequenas, que exalam um forte aroma, muitas vezes confundida com o capim-limão, embora não sejam plantas parecidas.

Propriedades Medicinais

Anti-inflamatória, analgésica, antialérgica, antidispéptica, antiespasmódica, antimicrobiana, antisséptica, aromática, calmante, cicatrizante, digestiva, diurética, diminui a pressão arterial devido ação vasodilatadora (hipotensiva), relaxante, sudorífera.

 Curiosidades

Diz a lenda que a Melissa recebeu este nome em homenagem à ninfa grega Melona (em grego “Mellona”), protetora das abelhas. E a relação da planta com as abelhas é realmente muito interessante: na primavera, quando nascem várias rainhas numa mesma colmeia, o enxame se divide em vários menores e cada um sai em busca de uma nova colmeia. Como a Melissa tem o poder de atrair as abelhas, povos antigos colocavam suas folhas frescas trituradas em colmeias vazias para atrair os enxames que estavam migrando. Esta prática ainda hoje é utilizada pelos apicultores. Em cosméticos é utilizada em banhos e em óleos de massagem, máscaras faciais, loções e perfumes. Na culinária é utilizada em licores, em temperos de aves, saladas e peixes.

Como utilizar

Pode ser consumida em forma de chá. O chá deve ser feito com uma colher de chá de folhas secas para cada xícara de água. As folhas devem ser cobertas por água fervente, o recipiente deve então ser tampado e assim deve ficar por 10 a 15 minutos, em seguida o chá estará pronto para consumo.

Ciclo de vida

Perene

Propagação

Mudas.

 Cultivo

Sombra parcial e alta umidade.